ADAMS, Ansel. A câmera. São Paulo: SENAC, 2000.
ADAMS, Ansel. A cópia. São Paulo: SENAC, 2000.
ADAMS, Ansel. O negativo. São Paulo: SENAC, 2001.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Livraria Pioneira 1989 - 5º ed.
BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAVCAR, Egven. Memória do Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1998.
ERWITT, Elliott. Personal Exposures. Nova York: Norton, 1988.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FONTECUBERTA, Juan. O beijo de judas. Barcelona: Gustavo Gili, 1998
HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
JOLY, Martine. Introdução a Análise da Imagem. Campinas: Papirus, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê, 1999.
LANGFORD, Michael. Fotografia básica. Lisboa: Dinalivro, 1980.
MACHADO, Arlindo. A Imagem Especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MANCHESTER, William. In Our Time. Londres: The South Bank Center, 1990.
MUSA, João Luis. Interpretação da Luz. Olhar Impresso, São Paulo 1994.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SAMAIN, Etienne. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998
SCHAEFFER, Jean-Marie. A Imagem Precária. Campinas (SP): Papirus, 1996.
SANTAELLA, Lucia & NOTH, Winfried. A Imagem. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SONTAG, Susan. Ensaios Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1983.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
TRIGO, Luciano. A grande feira. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2009.
TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico: teoria e prática. São Paulo: SENAC, 2012.
VIRILLIO, Paul. O Espaço Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
WEBBER, Peter. Mulher com Brinco de Pérola. Longa metragem, 2003